terça-feira, 18 de agosto de 2015

Como manter a Esperança em momentos difíceis

Já que ainda estamos no início da semana e acabamos de vivenciar um episódio de democracia em nosso país, resolvi escrever o post de hoje sobre Esperança.

Gostaria de citar as manifestações realizadas no último domingo (16), sem entrar em questões políticas é claro, muito menos partidárias, mas o ato de democracia, me parece ser uma representação de um dos ditados mais populares: "A Esperança é a última que morre".

E não digo isso no sentido de crítica, ao contrário, acho louvável que o brasileiro sempre busque uma maneira de expressar seus descontentamentos. É uma maneira de ser positivo perante ao caos, seja caminhando por horas debaixo do sol, seja assistindo e debatendo tudo no conforto de seus aposentos ou até mesmo criando memes hilários que geram milhares de compartilhamentos. 

O cidadão resolveu ir às ruas, depois de já ter ido tantas outras vezes e ter recebido uma resposta negativa nas urnas. Ainda assim, o povo consegue ser persistente e lutar pelos seus ideais, organizar movimentos pacíficos que mostram a união de uma mesma igualdade. Há tanta Esperança envolvida nestas manifestações, há tanta vontade de mudar, de fazer diferente, de ser ouvido, de mostrar que sempre é tempo de recomeçar. 



Se parar e refletir, além de todo o ambiente político, econômico e partidário envolvido neste atos, existem também uma determinação heróica da alma que é a verdadeira esperança em forma de desespero de uma nação.

Segundo o dicionário da língua portuguesa, esperança significa: "Aquilo que se espera, desejando". Acredito que já ficou bem claro o desejo dos brasileiros, em sua maioria, agora só nos resta esperar, acreditar e continuar lutando de cabeça erguida; afinal ainda há Esperança e sempre haverá!



Mas como conseguir se manter esperançoso em meio a crise?


As dificuldades vem assolando nosso país, o desemprego está batendo às nossas portas, a inflação só cresce, as dívidas acumulam, o poder de compra se transformou, fora tudo isso, as perspectivas econômicas até o final deste ano e também para 2016, não são boas, segundo pesquisas realizadas pelas principais Instituições Financeiras do Brasil, divulgadas esta semana pelo Banco Central.

Contudo, como dizia meu antigo chefe, "Uma crise é sempre boa, é com ela que temos a chance de nos reinventar", e ele tinha razão. Claro que quando ele nos falava isso, soava mais como um discurso para que aceitássemos tranquilamente, os inúmeros cortes e reduções de gastos que ele implementou prevendo a crise. Porém, ele sabia mesmo que viriam tempos difíceis e que era necessário tomar alguma atitude.
Assim como uma empresa precisa de medidas emergências quando a crise chega, em nosso cotidiano também é necessário se reinventar.


E o primeiro passo é não desanimar! 

Acredite que é só uma fase, que vai passar e não deixe que ela atinja seu equilíbrio.
Comece fazendo cortes em seu orçamento:
Economize o quanto puder, deixe de lado gastos supérfluos e foque apenas no essencial.
Faça seu dinheiro render
O pagamento à vista é sempre a melhor opção. Não é interessante acumular dívidas futuras, sem saber como estará a economia daqui para frente e além disso você evita de pagar os juros, fazendo seu dinheiro render,
Foque na sua saúde. Parece que saúde não tem nada haver com o assunto, mas é de extrema importância estar saudável e bem disposto para enfrentar os momentos de pressão e cobrança no trabalho, e também as angústias e ansiedades que esse período pode gerar. Portanto se exercite e tenha boas noites de sono.


Com essas atitudes básicas, você enfrentará a "tão temida crise", mais tranquilo e a sua esperança não será atingida.

É isso aí! Se cada um fizer a sua parte sairemos desta rapidinho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário