segunda-feira, 31 de agosto de 2015

5 passos para começar a mudar a sua alimentação

Hoje, 31 de agosto, é dia do Nutricionista. Parabéns a todos os profissionais!!!!
Estes profissionais atuam na busca da qualidade de vida, da saúde, de uma alimentação mais cautelosa, criteriosa e na medida exata. E nos trazem benefícios muito importantes.

Alimentação é um assunto amplo, que gera muitos debates. Mas acredito que a maioria das pessoas já sabe que uma má alimentação pode nos trazer sérios riscos à saúde. São diversas as doenças causadas por esse mal. Claro que muitas vezes a má alimentação não é a única causa, mas sabemos que auxilia, e muito, em todos os sintomas que o nosso organismo pode vir a apresentar.
Pois bem, eu nunca tive uma vida muito saudável, até pouquíssimo tempo atrás, eu era obrigada a comer todos os dias em restaurantes e fast-foods, por causa da correria que era a minha vida. E esta é a realidade de 50% dos brasileiros, segundo pesquisa da WMcCann de 2012. 

Com uma boa dose de consciência e com a vida um pouco mais organizada e calma, resolvi dar os primeiros passos para ter uma alimentação um pouco mais saudável, e quero compartilhar com vocês.

Eu não sou nenhuma neurótica, nem natureba (apesar de admirar essas pessoas), nem deixo de comer algo se acaso eu tiver vontade. Na verdade eu apenas comecei a perceber o valor que os alimentos tem, os benefícios que eles podem nos trazer e então vivo em uma luta constante para deixar de lado as "porcarias saborosas" e pensar a longo prazo.

O 1º passo é: ORGANIZAR O SEU TEMPO:
Eu passei por uma mudança total, mudei de cidade, deixei meu emprego e tudo isso foi favorável para iniciar esse ciclo. Agora trabalho home-office, então consigo organizar meu tempo e fazer minha própria comida. Detalhe, eu não gosto de cozinhar e ainda por cima cozinho mal, o que dificulta o meu processo de VIDA SAUDÁVEL. Quem é adepto do avental e da colher de pau, tem um motivo a mais para começar hoje mesmo. 
Depois de anos almoçando fora todos os dias, eu valorizo imensamente a minha própria comida, mesmo que ela não seja lá tão saborosa. Deixe um tempinho do seu dia reservado para preparar a sua comida, assim além de economizar você ainda consegue equilibrar melhor os alimentos que vai ingerir. Leve a marmita!!
Quem consegue ir almoçar em casa, já pode se considerar um privilegiado.

2º Passo: EVITE ALIMENTOS INDUSTRIALIZADOS.
Quem não ama salgadinhos, doces, refrigerantes, lanches e todas essas maravilhas que engordam os olhos, que dão aquela super sensação de felicidade, de saciedade; mas que nos matam aos poucos?????
É bem difícil resistir a um bolo recheado com muito chocolate, no meu caso é quase impossível. Se for um sorvete então? Daí não tem jeito, sou a primeira da fila.
Mas como tudo na vida é uma questão de hábito, o negócio é ir se habituando aos poucos. Eu parei de comprar refrigerante há um bom tempo, porque se não tenho em casa, então não vou tomar, tenho evitado também os sucos industrializados, eu compro só os sucos integrais, ou deixo a preguiça de lado e faço um bom suco natural. Esse exemplo do suco, vale pra tudo. Evite comprar, se você não tiver em casa já será uma grande conquista.  
Outra dica é aderir as receitas sem glúten, sem lactose e tantas outras opções que são mais saudáveis e continuam deixando a comida saborosa. Substitua a sobremesa por uma fruta. Comece aos poucos, mas comece. Qualquer avanço será ao seu favor!


3º Passo: PLANTE
Está cada vez mais difícil saber a procedência dos alimentos, como eles são produzidos e quais são os produtos químicos utilizados pelos produtores. Então o negócio é plantar! Claro que nem todo mundo consegue ter um horta em casa, mas qualquer coisa que você consiga plantar já será um alimento a menos na lista dos maléficos. Háááá, mas eu moro em apartamento!!! Não tem desculpa, você pode plantar temperos e até alguns legumes em vasos, utilizar um espaço na varanda, ou até mesmo nas janelas. Hááá, mas eu não tenho tempo!!! Quando ficamos doentes, encontramos um tempinho para ir ao médico. Então, precisamos encontrar um tempo para cuidar dessas plantinhas que nos fazem tanto bem. Se você ainda encontrar algo que lhe impeça de colocar a mão na massa. Então comece a frequentar as feirinhas, lá você vai encontrar produtos orgânicos e aos poucos vai conhecendo a procedência dos alimentos que consome. É um passo bem importante e necessário! Não podemos continuar ingerindo "veneno" e fingindo que estamos sendo saudáveis. O certo era que a comercialização desses alimentos cheio de produtos químicos, fossem proibidos, mas enquanto isso não acontece, vamos buscando outras alternativas. Eu já fiz a minha horta e você já começou a sua?

4º Passo: SE ALIMENTE MAIS VEZES AO DIA:
As 3 refeições diárias que costumamos fazer, são as mais importantes. Porém, se você ingerir algum alimento no intervalo dessas refeições, não terá tanta fome e aí correrá menos risco de comer por impulso. Mas não pode ser qualquer alimento né, precisa ser saudável. Uma fruta, um iogurte, um biscoito integral... Quando for ao supermercado, preste mais atenção aos produtos orgânicos e integrais, assim você vai descobrindo todas as opções e o que mais gosta.

5º Passo e óbvio: EXERCITE-SE.
Não adianta nem começar a mudar sua alimentação, se não tiver disposto a se exercitar. Afinal uma coisa complementa a outra. Você pode praticar um esporte com os amigos, fazer caminhadas diárias, frequentar aulas de dança, ginástica, musculação e tantas outras que as academias oferecem, o que não pode é ficar parado. Faz bem para o corpo e para a alma. Mexa-se!


Você também pode consultar alguns profissionais que auxiliam nesse processo e te indicarão maneiras adequadas para o seu metabolismo, organismo e tipo físico. Mas com ou sem ajuda profissional, é preciso ter força de vontade e não desistir. Aderir à vida saudável é um processo que precisa ser praticado diariamente. Quanto antes você começar, mais qualidade de vida você terá. Pense nisso!

Nenhum comentário:

Postar um comentário